domingo, 24 de julho de 2011

Educação Infantil: o lúdico como ferramenta de ensino-aprendizagem

O jogo e a brincadeira estão presentes em todas as fases dos seres humanos, tornando especial a sua existência. O lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando-lhes que a criatividade aflore. Por meio do brinquedo, a criança reinventa o mundo e libera as suas fantasias. A entrada da criança no mundo do faz de conta marca uma nova fase de sua capacidade de lidar com a realidade, com os simbolismos e com as representações.

Vygostsky (1989) afirma que na brincadeira "as ações internas e externas são inseparáveis: a imaginação, a interpretação e a vontade são processos internos conduzidos pela ação externa", destacando que no brinquedo "é como se ela fosse maior do que ela na realidade". Vygostsky (1989, p. 132)

A brincadeira faz parte do mundo da criança. Através dela, as crianças podem desenvolver suas potencialidades, compreender o mundo, alcançar níveis mais complexos, assumir papéis a serem representados e atribuir significados novos aos objetos. Pois:

O brincar é, ao mesmo tempo, espaço de constituição infantil e lugar de superação da infância pela relação que estabelece com a representação e o trabalho dos adultos. E uma forma de atividade social infantil, cujo aspecto imaginativo e diverso do significado cotidiano da vida fornece uma oportunidade educativa única para as crianças. (WAJSKOP, 1995, p. 66)

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