domingo, 24 de julho de 2011

O ciberespaço e os cidadãos virtuais

O ciberespaço e os cidadãos virtuais

Há mais de trinta anos, o canadense Marshall McLuhan, um dos principais precursores da teoria da comunicação, formulou o famoso conceito de "aldeia global". A "aldeia global" representava a transformação do mundo linear, especializado e visual - criado pela mídia impressa -, num mundo simultâneo e multissensorial - propiciado pela mídia eletrônica. Antes, era uma coisa atrás da outra, uma de cada vez. Hoje, é tudo ao mesmo tempo, em todo lugar. Na "aldeia global" tudo se fala, tudo se ouve.

O planeta, agora totalmente interconectado, não pára de "encolher". Os tambores da tribo ecoam por toda a aldeia.

A Internet criou um novo espaço para o pensamento, para o conhecimento e para a comunicação. Esse espaço não existe fisicamente, mas virtualmente. É o ciberespaço, nome inventado em 1984 por William Gibson em seu livro Newromancer. O espaço virtual é formado por cada computador e por cada usuário conectado nessa imensa rede.
Não há como escapar. O ciberespaço tomou conta do planeta. Engoliu todos nós - pessoas, máquinas e replicantes -, incorporando nossas virtudes e nossos defeitos. O ciberespaço deu vida à "aldeia global". Ele é a alma de um novo mundo em formação .

Referência
GUIEZO, Érico. Internet. São Paulo. Ática, 1999.

Um comentário:

  1. Eu gostei muito pois me ajudou a fazer o trabalho de sociologia,e parabens pelo site.

    ResponderExcluir